domingo, 8 de julho de 2018

Limpeza e manutenção do saxofone

 
       Eis alguns pontos que considero importante na limpeza e manutenção do saxofone e com algumas adaptações para flauta transversal, clarinete, flauta doce, e outros instrumentos étnicos de sopro.
     A diferença na aplicação dessas dicas para os diversos instrumentos está principalmente nas dimensões e materiais em questão. Os instrumentos menores como flauta e sax soprano requerem mais cuidado e escovas menores, já a flauta doce soprano não tem mecanismo para lubrificar, e o clarinete de ébano ou madeira requer um tratamento de hidratação da madeira anual, com uma mistura de óleo de amêndoa e azeite extra virgem 60% e 40% respectivamente. Está lubrificação pode ser feita com uma pena passando delicadamente na parte interna e externa e esperando absorver/secar por alguns dias ou desmontar o instrumento e mergulhar o corpo na mistura indicada. (está dica me foi passada pelo Bove, porém há controvérsia quanto à composição e porcentagem da mistura).
      Outra manutenção que faço anualmente é hidratar as sapatilhas de couro animal (na flauta transversal não), pois como o couro resseca com o tempo e racha é bom hidratar com algum óleo hidratante de pele sem cheiro (o couro natural é pele em última instância) eu uso óleo Jhonson para bebês sem perfume e minhas sapatilhas duram anos e anos, com a vantagem de se assentarem bem. Utilizo cotonete no sax tenor, com cuidado sem sujar tudo, e um pedaço de papel sulfite cortado em triangulo para o sax soprano e sapatilhas menores e de difícil acesso. Na hora de limpar cuidado ao usar água quente que pode deformar boquilhas e flautas de plástico utilize água morna.
1-     Material para limpeza: é essencial na limpeza do saxofone uma flanela macia, limpa e seca. Também é importante uma escova específica para limpeza da boquilha. Alguns músicos também optam por utilizar uma escova secadora que absorve a umidade do interior do saxofone, outros preferem utilizar uma ferramenta para secagem (cleaning swab) que consiste num lenço com uma tira (ou corda) comprida presa no seu centro e na outra extremidade da tira um peso que é utilizado para passar pelo interior do saxofone a fim de proceder a sua secagem e limpeza. Após tocar seu saxofone, procure passar uma flanela macia por todo o instrumento, corpo e chaves, retirando todo vestígio de umidade e marcas de digitais. É importante ter o cuidado de não deixar essa flanela enroscar nos mecanismos, calços, molas e sapatilhas a fim de evitar qualquer dano ao instrumento.
2-     Sempre lave a boquilha após tocar seu saxofone. Para isso utilize uma escova cilíndrica com cabo, específica para este trabalho. Você pode utilizar sabão neutro ou gel dental nessa limpeza. Também pode lavar a palheta, somente com água e secá-la cuidadosamente com pano macio. É importante ter cuidado ao manusear a boquilha a fim de evitar derrubá-la ou batê-la contra alguma superfície, pois isso pode danificar sua ponta e algumas boquilhas de massa podem até quebrar.
3-     Evite a utilização de polidores e outros produtos abrasivos no seu saxofone, pois podem desgastar o acabamento do seu saxofone, seja ele laqueado (verniz), niquelado, prateado ou dourado. Alguns fabricantes sugerem a utilização de cera automotiva, tipo grand Prix, mas o ideal é evitar usar qualquer tipo de produto, substituindo tudo por uma flanela macia, limpa e seca.
4-      Sempre que possível deixe seu instrumento fora do estojo (em suporte apropriado) ou com o estojo aberto em local arejado para proporcionar a completa secagem das sapatilhas. Mas tenha o cuidado de deixar em local que não seja muito quente, nem sob a incidência direta dos raios solares. Também evite deixar ao alcance de crianças ou sobre cadeiras, sofá, cama ou qualquer lugar onde alguém possa sentar-se sobre o saxofone acidentalmente, ou ainda derrubá-lo. Evite deixar seu saxofone guardado por muito tempo fechado no estojo. Evite deixar seu saxofone no interior de veículos ou porta-malas, pois o calor pode danificar seu instrumento, desregular sapatilhas ou ainda prejudicar a afinação.
5-      Se possível use correias com gancho plástico resistente ou de metal encapado para evitar riscos ou arranhões no seu instrumento. Outro vilão no aparecimento de riscos é a fivela metálica dos cintos.
6-     Use protetores de boquilha adesivos para melhorar o apoio dos dentes, favorecendo sua embocadura. Isso também irá auxiliar a manter sua boquilha isenta de marcas de dentes.
7-      Procure fazer um rodízio de palhetas. Na sua próxima compra de palhetas, compre uma caixa, numere as palhetas e utilize-as na forma de rodízio. Assim você não encontrará dificuldade na substituição das palhetas, pois todas se manterão no mesmo nível. Muitas vezes nos acostumamos com uma palheta que já está amaciada e quando precisamos substituí-la é aquele sofrimento. Outro ponto positivo no rodízio é que você dá tempo para a palheta descansar suas fibras e assim manter sua força (e durabilidade) por mais tempo.
8-     Procure manter a limpeza do seu saxofone como uma rotina. Dessa forma você estará com seu saxofone sempre limpo e bem cuidado, tornando sua atividade musical um grande prazer. Além disso, você estará preservando o seu investimento.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO SAXOFONE

      Existe uma grande variedade de acessórios para limpeza do saxofone, mas mesmo que você não os possua. Você pode improvisar e fazer você mesmo o seu kit de limpeza.
      Para que seu instrumento tenha uma vida longa é necessário uma série de cuidados simples que irão evitar futuras dores de cabeça. Quem trabalha na área de engenharia sabe que existem vários tipos de manutenção, mas as principais são: preventiva, preditiva e a corretiva.
     O importante é ter em mente que o instrumento não vai funcionar para sempre. E que a "escolha" de quando isso vai acontecer pode ser decisão sua. No nosso caso vai nos interessar dois tipos de manutenção, a preventiva e a corretiva.
     A manutenção preventiva é aquela realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento. Para isso, utiliza-se um plano antecipado com intervalos de tempo definidos. Aqui, os cuidados preventivos servem para evitar quebras, falhas ou outros tipos de danos.
     A manutenção corretiva é a que queremos evitar. Como o próprio nome sugere, ela se realiza para corrigir algum dano ocorrido com o equipamento, no nosso caso, o saxofone. Ela não é necessariamente uma manutenção de emergência, pois entra em ação quando há quebra, ou quando o equipamento começa a operar com desempenho deficiente.
    Em linhas gerais, a Manutenção Corretiva significa Restaurar ou Corrigir o funcionamento do instrumento. Uma possível queda que tem como resultado amassados na lataria do instrumento, é um evento que vai exigir uma manutenção corretiva. A ação corretiva neste caso tem como objetivo retirar os amassados.
     Um plano de prevenção para o saxofone consiste numa série de ações programadas que deveriam ser executadas para evitar uma ação corretiva. Darei um exemplo de um plano de manutenção preventiva:
·        1-Diário: - Sempre que usar o saxofone, retirar toda a umidade do corpo, do tudel e da boquilha com o uso de secadores próprios. - Retirar a palheta da boquilha, secar e guardá-la em um porta palhetas. - Passar uma flanela e retirar marcas deixadas pelas mãos e possíveis gotas de suor que tenham caído sobre a lataria. - Guardá-lo em local seguro, de preferência no case.
·        2- Semanal: - Colocar o instrumento em local seguro e deixá-lo fora do case para que ele possa pegar um ar (deixá-lo respirar), para que assim toda umidade que ainda reste no instrumento possa sair espontaneamente.
·        3- Mensal - Limpar a boquilha com uma escova apropriada sob água corrente e retirar assim toda sujeira que possa estar incrustada nela. - Limpar todos os cantos do instrumento usando material adequado.
·        4- Trimestral - Checar todos os parafusos para ver se existe algum frouxo. - Pingar óleo próprio nos pontos onde haja movimentação de peças.

Estas regras são básicas e deveriam ser aplicadas sempre que possível. Já vi até uma tabela na internet tipo um check list, que deveria ser executado para controle da manutenção. Na verdade acho um exagero. O seu instrumento não é um helicóptero que precisa de uma tabela com centenas de ações a serem seguidas. Basta ter bom senso e seguir as dicas acima que seu instrumento terá uma vida longa.
     Este post acima eu peguei com algumas pequenas adaptações do blog http://eleandrodaflauta.blogspot.com/


Nenhum comentário: